Demboski

Demboski
Home

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

iPad fabricado no Brasil pode não sair do papel (como todo mundo esperava...)


Quem tinha esperanças de ver um iPad “made in Brazil”, é melhor esperar sentado. Após vários adiamentos no início da montagem dos tablets na fábrica da Foxconn em Jundiaí, recebemos mais uma má notícia. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pode retirar apoio à Foxconn.
De acordo com a Folha de S. Paulo, as negociações não estão avançando.
“A Foxconn fez uma série de exigências, dentre as quais a ajuda do governo para conseguir os recursos necessários para levantar o projeto. O dinheiro viria do BNDES, mas o governo também se comprometeu a ajudar na prospecção de sócios privados para tocar o investimento.”
Aloízio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia, afirmou no começo da semana que as empresas brasileiras não têm “fôlego financeiro” suficiente para um projeto desse. Além disso, a Foxconn ainda não recebeu licença oficial do governo para produzir iPads no país.
“Para isso, ela precisa constar na lista do Ministério da Ciência e Tecnologia que a enquadraria no PPB (Processo Produtivo Básico), que consta na Lei de Informática. Isso permitiria baratear o preço final do tablet nacional em até 40%. Sem essa permissão, a companhia não tem como iniciar a produção.
Uma das exigências do governo para concessão do PPB para os tablets é que 50% das telas de cristal líquido (LCD) deverão ser fabricadas localmente até 2014. O governo até chegou a cogitar a flexibilização do PPB, mas a alta do dólar também complica a situação da Foxconn. Com a moeda americana a R$ 1,55, a empresa importaria as peças e componentes do iPad a baixo custo. Mas, com o dólar acima de R$ 1,80, a margem de manobra é muito pequena”, diz a reportagem da Folha.
A expectativa era que a fabricação dos iPads começasse ainda em 2011.
fonte:geek.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...