Demboski

Demboski
Home

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Encaminhados primeiros animais para castração

   Parceria entre governo de Içara e Febave leva os primeiros animais para a castração na universidade de Orleans. O procedimento é feito pela equipe do curso de Medicina Veterinária da Unibave e nesta primeira semana foram levados sete animais. A capacidade mínima mensal é de 30 animais (cães e gatos) que serão encaminhados semanalmente com o transporte sendo feito pela prefeitura. 

O projeto de controle de zoonose atenderá neste primeiro momento os animais cadastrados na ONG ‘Amigo Bicho’ e depois a equipe da secretária de Saúde, por meio das unidades de saúde e Vigilância Sanitária, alunos e professores da universidade e membros da ONG farão cadastramento no Loteamento Antonio Lima, o que deve acontecer em 30 dias, e em seguida no bairro Nossa Senhora de Fátima; seguindo cronograma em outros bairros. 

“Os animais cadastrados serão levados à castração em média 15 dias após o cadastramento”, explicou a aluna de medicina veterinária Mariah de Freitas Marques. Já o vice-reitor da Febave e coordenador do curso de Medicina Veterinária, Guilherme Valente de Souza, relata que todos os animais serão microchipados. “Os animais serão castrados e observados por sete dias no hospital veterinário; eles ainda serão microchipados para identificação e melhor controle”. 

Já o coordenador da vigilância Sanitária, Clair da Silva, esclarece que o serviço compreende captura, castração e que após o prazo de observação de sete dias os bichinhos serão levados à ONG onde ficarão por um prazo de até 60 dias para adoção, voltando após este período ao local onde foram capturados, “mas sem procriar. Estamos efetivando um projeto de fundamental importância para a sociedade por conter o avanço da população canina e felina e ainda evitando a proliferação de doenças causadas pelos mesmos”. 

Já o secretário de Saúde, Lauro Nogueira, assinala que o número de animais nas ruas foi um dos itens colocados no Fórum de Saúde realizado neste bimestre. “O projeto está inserido nas políticas públicas de saúde que serão intensificadas ao longo deste ano visando a melhor qualidade de vida da população, pois além de castrados todos serão vacinados evitando a disseminação de filhotes e de diversas doenças”.
fonte:http://icaranews.com.br 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...